Não avalie seus resultados pela balança!

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Durante muitos anos a principal análise para o emagrecimento era realizada através das nossas conhecidas balanças. Quando subimos em uma balança temos o resultado do peso total do nosso corpo, e isto se dá pela  soma da massa magra com a massa de gordura, água, ossos e vísceras.

A composição corporal, no entanto deveria ser a principal forma de mensuração do índice de gordura corporal dos indivíduos. Como podemos ver na figura abaixo, a composição corporal é alterada de acordo com a quantidade de massa magra ou de massa de gordura que o indivíduo possui:1

Isso acontece pois os músculos ocupam um espaço menor do que a gordura, como vemos nesta imagem, onde o mesmo peso de músculo e gordura foram colocados lado a lado:

A nossa rotina nos dias de hoje é diferente, muito trabalho e pouco tempo, alimentação rápida e pobre em nutrientes e pouco gasto calórico. De acordo com a VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico)  52,5% da população encontra-se com sobrepeso e, desta parcela,  17,9% estão obesos.

Ao entrar na academia, durante um processo de emagrecimento, estas pessoas podem então se assustar com a não diminuição do peso mostrado pela balança ou até mesmo com o aumento dele. A atividade física vai apresentar perda de medidas, melhora da saúde e do bem estar. O ganho de massa muscular é muito importante no processo de emagrecimento, pois aumenta o metabolismo, melhora postura, minimiza consequências da osteoporose, melhora a saúde cardíaca, entre outros benefícios.

Precisamos saber que o baixo percentual de gordura não é apenas estético, e sim uma questão de saúde. Altos níveis de gordura corporal podem ocasionar doenças como: diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros.

Preocupem-se menos com a balança e mais com a saúde. Os resultados reais são vistos através de avaliação física (medidas e mensuração do percentual de gordura corporal) e exames médicos. E principalmente são sentidos por você quando há mais disposição para as tarefas diárias e tranquilidade com a saúde em dia.

Fonte: (Portal da Educação Física, IBGE, VIGITEL).

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Educadora Física Formada Pela UFPR Especializações em Treinamento Funcional, Pilates e Programas de Musculação CREF 025575-G/PR

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