Musculação e Emagrecimento

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A musculação é uma modalidade importante que traz benefícios através do ganho de massa magra que ela proporciona aos seus praticantes. Muitos estudos vem sendo realizados nesta área. Estes estudos nos mostram que a musculação não deve apenas ser indicada aos praticantes que buscam o aumento de massa magra (hipertrofia), mas que esta atividade também pode auxiliar na redução da gordura corporal.

Um estudo (KRAEMER et al, 1999) dividiu indivíduos em três grupos, estes indivíduos treinaram por 12 semanas para que posteriormente fossem analisados. Os resultados foram os seguintes:

 

Indivíduos que faziam apenas dieta = reduziram 69% de gordura e apresentaram perda de massa magra.

Indivíduos que faziam dieta e exercícios aeróbios = reduziram 78% de gordura.

Indivíduos que faziam dieta, exercícios aeróbios e musculação = reduziram 97% de gordura.

Isto acontece, pois o ganho de massa muscular está diretamente ligado ao gasto de energia gerado pelo metabolismo do nosso corpo, afinal o metabolismo basal é relacionado à quantidade de massa magra que possuímos (BINGHAM et al. 1989).

 

Atividades de alta intensidade produzem maiores gastos calóricos. A musculação quando orientada pode também possuir característica intervalada de alta intensidade e trazer o benefício do emagrecimento. A grande vantagem do treinamento resistido é conseguir redução de gordura corporal com a manutenção e, por vezes, até mesmo o aumento de massa magra (HUNTER et al, 1998).

Assim, podemos comprovar que a musculação é um excelente exercício para o emagrecimento, afinal, seus benefícios duram mais devido a elevação no metabolismo de repouso.

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Educadora Física Formada Pela UFPR Especializações em Treinamento Funcional, Pilates e Programas de Musculação CREF 025575-G/PR

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