Vestimenta para a prática de exercícios físicos

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Frequentemente vemos novos lançamentos de roupas, calçados e acessórios para o uso durante a realização de práticas esportivas, no entanto, não podemos generalizar o uso de certas roupas ou calçados. Muitas pessoas usam calçados incorretos ou não recomendados para caminhar ou correr, apenas por serem esteticamente bonitos, porém o risco de acometer uma lesão muscular, uma fratura por estresse ou mesmo algum agravo osteoarticular, é enorme.

Ao adquirir um calçado, identifique marcas e modelos que são direcionados ao esporte, verifique se a sua condição se aplica ao item em questão, e somente assim invista seu dinheiro na compra. Um tênis errado ou desconfortável pode lhe trazer incômodos a curto e longo prazo, tais como: compressão excessiva dos pés e tornozelos restringindo o fluxo sanguíneo, também pode promover fraturas por estresse em ossos dos membros inferiores, além do risco aumentado de impacto nas articulações. Portanto tenha sempre em mente que o bonito ou o barato pode custar caro para a saúde, muitas lojas possuem vendedores treinados e instruídos a lhe indicar aquele calçado que mais se adequa à sua individualidade.

Já as roupas mais adequadas para a prática de exercícios são roupas leves e que permitam a evaporação do suor da pele para o meio ambiente. Diversas marcas tem investido cada vez mais em projeção e criação de vestimentas que interfiram menos ou até mesmo melhorem a perfomance de atletas. Roupas grossas ou de material não respirável dificultam a absorção do suor pelo tecido e sua consequente evaporação para o meio ambiente, isso pode gerar um aumento da temperatura corporal, promovendo até mesmo a hipertermia, elevando a frequência cardíaca acima do habitual, levando a um aumento na percepção de esforço do indivíduo, interferindo diretamente no rendimento esportivo.

Para dias frios, utilize jaquetas sobre roupas de material fino e respirável até sentir-se plenamente aquecido para o exercício. Após o aquecimento, remova as roupas mais grossas para que seu organismo regule melhor a temperatura.

Em dias quentes, evite roupas de manga comprida e calças, opte por trajes mais abertos e que permitam a pele ter contato com o ar do ambiente, a sensação de frescor será maior, além de evitar possíveis efeitos colaterais do super aquecimento corpóreo.

Não se esqueça de repor os líquidos perdidos durante o exercício, tanto no frio quanto no calor nosso corpo sua, assim perdemos água por meio da respiração e transpiração. Hidrate-se a cada 15 a 20 minutos de exercício, seu corpo permanecerá hidratado, seu exercício será mais prazeroso e o rendimento maior.

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Educadora Física Formada Pela UFPR Especializações em Treinamento Funcional, Pilates e Programas de Musculação CREF 025575-G/PR

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