A circunferência do seu abdômen é mais importante do que você imagina!

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A circunferência abdominal adequada não é uma preocupação apenas de cunho estético. Ela também está relacionada com doenças como hipertensão, diabetes e cardiopatias.

Para identificarmos o risco de adquirir uma destas ou até mesmo a soma destas doenças realizamos uma conta simples. Utilizamos o índice antropométrico mais representativo da gordura abdominal: a medida da circunferência do abdômen. Apresentando risco moderado para homens que apresentam circunferência superior a 94 centímetros e para mulheres de 80 centímetros (NCEP-ATPIII, 0001/I-DBSM, 2005).

Para a diminuição desta circunferência, são necessários alguns fatores importantes como a alimentação adequada, o controle hormonal e principalmente a atividade física. Conforme comprovados em estudos recentes (KRAEMER et al, 1999), a combinação entre exercícios resistidos (musculação por exemplo) e exercícios aeróbicos (corrida por exemplo) apresentam um resultado melhor em menor tempo do que somente exercícios aeróbicos. Em outras palavras, você terá um resultado melhor se somar atividade de força com atividade aeróbica do que se você apenas fizer exercícios aeróbicos.

O fortalecimento do core, ou da musculatura da região abdominal é fundamental para a correta execução dos exercícios realizados na academia, porém, esta musculatura pode e deve ser utilizada durante o dia em sua rotina diária. O fortalecimento muscular desta região pode auxiliar a diminuir a dor nas costas, auxiliar na respiração e melhorar a postura.

Os exercícios abdominais também não são responsáveis pela diminuição de gordura abdominal. Ou seja, não adianta fazer 100 abdominais na academia com a intenção de diminuir a circunferência abdominal. A qualidade da execução deste exercício é mais importante do que a quantidade de repetições.
Para esta diminuição, são indicadas a dieta e a atividade física que baixarão seu percentual de gordura, definindo a musculatura abdominal que já é presente no seu corpo se você está treinando com regularidade.

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Educadora Física Formada Pela UFPR Especializações em Treinamento Funcional, Pilates e Programas de Musculação CREF 025575-G/PR

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